Buscar
  • Sercon Soluções

Isolamento Acústico em Paredes e Forros


O isolamento acústico em paredes e forros é uma das alternativas utilizadas na construção para impedir que o som de um ambiente reverbere em outro. Para obter um bom resultado é necessário utilizar materiais estanques com determinados níveis de densidade, absorção interna e desacoplamento entre os elementos.

Todos os tipos de vedações possuem um grau de isolamento acústico, a solução escolhida deve estar em conformidade com a estrutura para que o desempenho acústico seja eficiente.


ISOLAMENTO ACÚSTICO EM PAREDES DE DRYWALL

O uso de paredes em drywall na construção torna-se cada vez mais frequente e figura como uma opção simples e benéfica para o isolamento acústico. São mais comuns em ambientes corporativos por sua versatilidade, instalação rápida e limpeza.

A principal diferença é que, enquanto a tradicional alvenaria depende de seu peso para proporcionar determinado desempenho acústico, o drywall obedece apenas a seu sistema massa-mola-massa (alternância de materiais que reduz a transmissão das energias térmica e sonora).

Além da eficiência acústica, é possível preencher a cavidade das paredes (especialmente as de drywall) com lã mineral ou lã de PET para obter mais vantagens. Esses materiais possuem elevadas propriedades de isolamento térmico que reduzem a transmissão térmica entre ambientes climatizados e não climatizados, favorecendo a eficiência energética.


FORRO ACÚSTICO

O forro acústico garante acentuada absorção sonora nos ambientes internos, controlando a reverberação do som e propiciando maior privacidade, já que a transmissão de ruídos entre um ambiente e outro é significativamente atenuada.

O forro mineral deve ser instalado sob coberturas que possuam tratamento térmico, como lajes, telhas metálicas tipo sanduíche preenchidas com material isolante. Caso a telha não seja tratada termicamente, deve-se colocar sobre o forro mantas ou painéis de lã mineral (lã de vidro ou lã de rocha) para que a temperatura não altere as características físicas dele.

Ao especificar, o arquiteto responsável deve ficar atento, também, à espessura, ao tamanho e ao desempenho técnico que melhor se adeque ao projeto.

Alguns fatores que devem ser observados na escolha do forro acústico:


ATENUAÇÃO SONORA - Corresponde à capacidade do forro de bloquear o som para o outro ambiente. Os forros os indicadores como o NRC - Coeficiente de Redução de Ruído (Noise Reduction Coefficient) e SRA - Índice de Absorção da Voz (Speech Range Absorption).


REFLETÂNCIA LUMINOSA - Com iluminação indireta, pode-se obter redução de custos de até 18%, além de redução de ofuscamento ocular. O índice vai de 0% a 100%, sendo que, quanto mais alto, mais branco é o produto e melhor será o retorno.


APARÊNCIA - A aparência do forro também é um fator importante e que diferencia um projeto, tornando-o mais sofisticado. Portanto, é imprescindível que esse quesito seja adequado ao tipo de projeto.

Há uma grande variedade quanto aos tipos de bordas, tamanhos e espessuras de placas, além dos acabamentos que podem ser fissurados, texturizados, lisos, metálicos e madeirados. As modulações mais usuais no Brasil são as de 625 × 625 mm ou de 625 × 1250 mm, porém há uma tendência pelo emprego de modulações em formato prancha (ou régua), com larguras de 300, 312,5 ou 400 mm e comprimento que pode variar de 1.250 até 2.500 mm.


SUSTENTABILIDADE - O forro mineral é produzido com fibra mineral biossolúvel e compostos naturais livres de formaldeído, amianto ou qualquer substância nociva, não oferecendo nenhum risco ao meio ambiente e à saúde, sendo até mesmo recomendado a áreas mais susceptíveis, como hospitais, berçários e escolas.

Atendendo aos requisitos internacionais de sustentabilidade (certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design), o forro mineral pode ser reciclado e sua fabricação aproveita 100% dos resíduos dentro do processo fabril, não havendo desperdício. Ele ainda oferece características de ação fungistática e bacteriostática, além de excelente resistência ao fogo.


MANUTENÇÃO - Como o forro mineral é modular, sua limpeza não requer muito trabalho. A manutenção deve ser feita com pano seco ou bocal de aspirador, com uma escova de cerdas macias ou mesmo com uma esponja limpa.

0 visualização
Venha nos visitar!

Rua dos Contabilistas, 321 - Novo Cambuí - Campinas, 13076-430 -  SP 

Atendimento:

Segunda a Sexta das 8:00 às 18:00

Contato:

(19) 3342-0531 
(19) 3342-0533 

(19) 98427-0342

© 2019 Sercon Soluções – Plus Empresas Agência Digital