Buscar
  • Sercon Soluções

O Que é a Sondagem do Solo


A primeira etapa do processo de construção, a sondagem do solo é um procedimento técnico vital, onde é possível conhecer as características do terreno, como a espessura das camadas que o compõe, sua resistência e, caso exista, localização de lençol freático.


É com base nesse levantamento que os tipos de fundação são definidos. Se o projetista não tiver conhecimento sobre o que existe no subsolo, é grande a possibilidade de a fundação ou mesmo a estrutura da edificação ter seu dimensionamento calculado de maneira errada.


Regida pela norma ABNT NBR 6484, a sondagem à percussão com ensaio SPT (Standard Penetration Test), para simples reconhecimento, é a alternativa mais utilizada na investigação de solos no Brasil. Esta é executada enterrando um amostrador padrão no terreno, através do uso de martelo. Para cada metro de profundidade que o equipamento atinge, é informada qual a resistência da camada do subsolo, porém se durante o processo for encontrado pedaços de rochas, é necessário realizar outro tipo de ensaio, a sondagem rotativa, onde utiliza-se uma coroa de diamante na ponta da tabulação para perfurar as pedras e permitir a passagem dos equipamentos, determinando assim a qualidade da rocha.


O não cumprimento da ABNT NBR 6484 é a causa mais comum de problemas na sondagem do solo. Equipamentos malconservados e operadores não treinados também podem anular uma campanha de sondagens.

Para evitar estes erros é necessário contratar uma empresa responsável e de confiança como a Sercon.

0 visualização
Venha nos visitar!

Rua dos Contabilistas, 321 - Novo Cambuí - Campinas, 13076-430 -  SP 

Atendimento:

Segunda a Sexta das 8:00 às 18:00

Contato:

(19) 3342-0531 
(19) 3342-0533 

(19) 98427-0342

© 2019 Sercon Soluções – Plus Empresas Agência Digital