Buscar
  • Sercon Soluções

Segurança na construção civil: Como e por que proteger as encostas de deslizamento?


Ultimamente vemos notícias sobre catástrofes ambientais, e é importante ressaltar a necessidade de proteger as encostas de deslizamento. Esta medida de segurança auxilia e impede muitas tragédias e até soterramentos.


Já sabemos que os desmoronamentos ocorrem quando a superfície terrena se rompe e sob ação gravitacional, devastação tudo o que estiver em baixo. Eles podem ocorrer em praticamente todos os tipos de terreno, sejam eles íngremes ou não. As principais causas de desmoronamentos podem ser:


Fatores naturais: chuva; abalos sísmicos; atividade vulcânica. Esses fatores podem ser isolados ou associados, impactando diretamente na magnitude de seus efeitos.


Interferência humana: perturbação do solo; alteração dos padrões de drenagem do solo; inclinações exageradas de encostas; irrigações; ocupação indevida de encostas; vazamentos. Elas são mais monitoráveis que os naturais, uma vez que se sabe da sua origem e quais ações devem ser adotadas para proteger as encostas de deslizamento.


Quando o deslizamento ocorre na natureza, as alterações ocorrem basicamente na morfologia do solo. Assim, muitas plantas e massas de terra podem ser levadas e/ou danificadas.


Já em regiões que existem habitações ou obras de urbanismo, os impactos são mais devastadores. Esses danos podem atingir regiões inteiras, quando várias habitações ou construções são impactadas, ou ocorrer de maneira individual, quando apenas uma edificação sofre danos.


Em regiões de comum ocorrência é de suma importância o acompanhamento e monitoramento da área por um engenheiro responsável. Afinal, as medidas preventivas são grandes aliadas na redução do impacto gerado.

Fazendo uso de medidas prévias é mais fácil preparar o solo e utilizar ações e elementos que atuam na estabilidade do terreno.


Umas das primeiras ações é realizar movimentos da terra na época da seca, pois, o solo não está saturado. É necessário o planejamento quando for movimentar a terra. Observe as características de composição do substrato, capacidade de suporte de carga, inclinações, entre outros.


Uma alternativa é a execução de muros de arrimo ou estruturas de contenção, que possam suportar, apoiar ou escorar o peso das áreas que apresentam riscos de desmoronamentos e deslizamentos. Tais estruturas atuam como agente estabilizador dos maciços, assim evitando possíveis escorregamentos.


Outro cuidado é tentar tirar o máximo de água da parte de trás do muro para aliviar o peso. Isso pode ser feito a partir de um sistema de drenagem: drenos que levam a água para as laterais do muro, podendo ainda atravessá-lo e estarem na sua parte frontal. A melhor solução deve ser pensada pelo engenheiro responsável.


As medidas que são utilizadas para proteger encostas de deslizamento impedem destruições, além de proteger vidas, impedindo soterramentos. Não deixe de adotar cuidados em suas obras para prevenir esse acontecimento.


Para mais informações, entre em contato com a Sercon Soluções!

Nossos especialistas estão sempre disponíveis para lhe auxiliar em suas obras.

0 visualização
Venha nos visitar!

Rua dos Contabilistas, 321 - Novo Cambuí - Campinas, 13076-430 -  SP 

Atendimento:

Segunda a Sexta das 8:00 às 18:00

Contato:

(19) 3342-0531 
(19) 3342-0533 

(19) 98427-0342

© 2019 Sercon Soluções – Plus Empresas Agência Digital