Buscar
  • Sercon Soluções

Tipos de Fundações


Ao iniciar o projeto de uma obra uma decisão extremamente importante é a escolha do tipo

de fundação que será adotado. Essa análise cabe ao projetista de fundação ou estrutural. Mas

o cliente deve ter participação ativa neste processo, uma vez que os custos envolvidos com

fundação podem até inviabilizar um empreendimento.

A fundação é a estrutura responsável por absorver todas as cargas emitidas pela edificação e

distribuí-las ao solo. Basicamente há dois tipos de fundações: as superficiais (rasas ou diretas)

e as profundas.

A escolha levará em conta: carga + nível do lençol freático + composição e resistência do solo.

Para isso, além do projeto estrutural é imprescindível a realização de uma investigação

geotécnica para analisar a composição do subsolo no terreno.

Obras menores, com uma carga baixa a ser distribuída no solo podem ser executadas somente

com fundações superficiais. Quando a resistência do solo não é favorável e/ou a carga aplicada

é alta devido ao porte da edificação é adotada uma combinação entre fundações superficiais e

profundas (bloco + estacas).




Fundações rasas ou superficiais:


Sapata: Elemento de concreto armado, geralmente quadrada, retangular ou trapezoidal, dimensionado de modo a absorver as tensões nele produzidas. A sapata corrida recebe a carga distribuída linearmente. Independente do porte da edificação, a execução ou não de sapatas

está vinculada às resistências das camadas mais superficiais do solo (portanto, se engana quem acha que toda casa será sempre executada sobre sapatas).


Bloco: Os blocos de coroamento das estacas são elementos maciços de concreto armado que solidarizam as "cabeças" de uma ou um grupo de estacas, distribuindo para ela as cargas dos pilares e dos baldrames.


Radiers: Semelhante a uma placa que abrange toda a área da construção, recebendo toda a carga e distribuindo-a uniformemente no terreno. Recomendado para edificações nas quais as sapatas necessitam de uma área de contato muito grande ou quando o recalque (“assentamento” do solo) previsto é muito grande (comumente utilizado em solos superficiais de média ou baixa resistência).


Fundações profundas:


Estacas cravadas: Também conhecidas como “bate-estacas”, estas são utilizadas em edificações de qualquer porte e executadas sob solo de baixa resistência superficial.

Atualmente, a execução deste tipo de estaca em regiões residenciais e comerciais densas está limitada, por conta do excesso de ruídos e vibrações existente no processo de cravação, podendo comprometer edificações vizinhas. Elas podem ser de concreto, metálicas ou de madeira.


Estacas escavadas: Em locais com o lençol freático mais profundo poderá ser adotada estaca escavada a trado, manual ou mecânico. Quando é previsto em projeto um comprimento de estaca que ultrapasse a altura do lençol freático a estaca Hélice Contínua é a mais comum, por conta da rapidez e praticidade na execução. Em casos de existência de rochas, possivelmente

uma solução seja o uso de estacas Raiz (custo muito superior à estaca Hélice Contínua) ou em casos do maciço rochoso estar próximo à superfície, o uso de sapatas fixadas na própria rocha.

Cabe ao engenheiro projetista, juntamente com o cliente, analisar o melhor custo benefício. Existem também outros tipos de estaca de uso em menor escala: Estaca Franki, Estaca Strauss, Estaca Omega (Holow Auger), Estaca Prancha, entre outras


Tubulões: Elemento de fundação profunda, cilíndrico, com o diâmetro mais largo que a estaca. Por possuir uma área de contato maior com o solo torna-se mais resistente. Pode e ter ou não a base alargada. Em sua etapa final, para o alargamento da base, há descida de um operário.

Esta solução está em desuso, devido ao risco de desmoronamento adota-se o tubulão contínuo sem o alargamento.

0 visualização
Venha nos visitar!

Rua dos Contabilistas, 321 - Novo Cambuí - Campinas, 13076-430 -  SP 

Atendimento:

Segunda a Sexta das 8:00 às 18:00

Contato:

(19) 3342-0531 
(19) 3342-0533 

(19) 98427-0342

© 2019 Sercon Soluções – Plus Empresas Agência Digital